Gabaritos


Gabarito Exercícios – Módulo III


Gabarito do módulo III 2015

Exercícios – página 17

1- Nas frases abaixo assinale a alternativa em que a palavra destacada está no sentido denotativo.
a) Passamos por horas amargas naquela viagem.                                                    Conotativo
b) Antes de comer abacaxis, é necessário descascá-los.                                          Denotativo
 c) Juntai o tesouro que a traça não corrói.                                                                 Conotativo
d) Tire os espinhos de sua vida, pensando somente nas coisas belas.   Conotativo

2- A função apelativa da linguagem está presente em:
a) A luz se propaga à velocidade de 300.000 quilômetros por segundo. Referencial
b) Alô! Como vai? Você está me ouvindo?                                                 Fática
c) Que frio! Que vento! Que calor! Que caro!                                              Emotiva ou expressiva.
d) Não me deixem só!

3- No verso: “Uma palavra branca e fria”, encontramos a figura denominada:
a) sinestesia
b) eufemismo
c) onomatopeia
d) catacrese

4- Em “Muitos adormeceram para sempre”, há:
a) perífrase
b) metonímia
c) eufemismo
d) metáfora

5- Em: “Ele lê Machado de Assis”, há:
a) catacrese
b) perífrase
c) metonímia
d) metáfora

6) “Sois anjo, que me tenta, e não me guarda.” Temos aqui a seguinte figura de linguagem, típica do barroco:
a) antítese
b) pleonasmo
c) elipse
d) hipérbole

7- Nos dois versos seguintes
“O vento voa
A noite toda se atordoa”
Aparece a mesma figura de linguagem:
a) metáfora
b) hipérbole
c) personificação
d) antítese

8- Quando você afirma que “enterrou no dedo um alfinete”, que “embarcou no trem” e que “serrou os pés da mesa”, recorre a uma figura de linguagem denominada:
a) metonímia
b) paródia
c) alegoria
d) catacrese
Exercícios Suplementares página 19

1- Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase:
........ desse jeito, as salas e os quartos do Educandário ....... muito mal ........ a comitiva do governador.
a) Desarrumados – deixarão - impressionada
b) Desarrumados – deixarão – impressionados
c) Desarrumadas – deixará – impressionados
d) Desarrumado – deixarão – impressionada

2- Marque a alternativa que completa corretamente a frase.
Remeto, ...... a esta carta, retrato do neto que ...... muito vocês não ......
a) anexa – há - veem
b) anexo - há – veem
c) anexa – a – vêm
d) anexa – a – veem

3- Está adequadamente flexionada a forma destacada na frase:
a) Ele não deixou satisfeito nem a critica, nem o público.
b) Todos achamos difíceis, nas provas de Física e Matemática, a resolução das questões finais.
c) O sofá e a banqueta ganharam outro aspecto depois de consertado.
d) Ele considerou inúteis, na atual circunstância, as medidas sugeridas.

4- Todas as alternativas estão corretas quanto a concordância nominal, exceto em:
a) Homens e mulheres sindicalizados reivindicavam segurança no trabalho.
b) É proibido entrada de pessoas não identificadas naquele recinto.
c) O garimpeiro comemorou a descoberta de quinhentas gramas de ouro.
d) Durante o debate, a plenária permaneceu meio silenciosa.

5- Identifique a alternativa que completa corretamente a frase.
Ele confirmou que nos ouvirá com prazer, mesmo que ...... problemas que ...... considerados ...... .
a) surja – sejam - incontornáveis
b) surjam – sejam – incontornáveis
c) suja – seja – incontornável
d) surja – sejam – incontornável

6- (Univ. de Passo Fundo-RS) Considere esta frase:
            Roberto talvez não seja o assessor que tu procuras, mas podes ter certeza de que ele não te decepcionará.
Substituindo o tu por Vossa Senhoria, as palavras destacadas deverão ser substituídas, respectivamente, por:
a) procura – pode - o
b) procurais – podeis – vos
c) procura - podeis – vos
d) procura – podeis – lhe

7- Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.
a) Às vezes, é atribuído aos jovens inexperientes as mazelas dos adultos.
b) Nem sempre se nota estas tendências entre os jovens.
c) Muito fez a cura do paciente o médico e os enfermeiros.
d) Faltam às pessoas exibicionistas um pouco de decoro.

8- Indique a concordância verbal incorreta.
a) Ainda resta, na sala de exame, uns vinte alunos.
b) Exigiam-se referências para o cargo.
c) Precisa-se de informações corretas.

d) O pai ou o filho assumirá a presidência da empresa.

8- O elemento destacado está empregado corretamente na frase:
a) É um jovem despido de quaisquer preconceitos.
b) A preservação ao meio ambiente é uma causa universal.
c) A intervenção com os bancos protegeu os correntistas.
d) Ele sempre foi propenso de lutar até o fim.

9- As palavras atenção, isento e longe regem, respectivamente, as preposições:
a) de – a – de
b) a – de – de
c) em –a – de
d) de – a – em

10- “Mostrou-se submisso as decisões do chefe.”  Nessa frase, uma falha de acentuação gráfica denuncia um erro de:
a) concordância nominal
b) regência nominal
c) concordância verbal
d) regência verbal

11- Leia atentamente: “Refiro-me a esta carta e não aquela que recebi ontem.” Nessa frase, a falta de um acento gráfico indica um erro de:
a) concordância nominal
b) regência nominal
c) concordância verbal
d) regência verbal

12- Assinale a frase onde a regência do verbo assistir está errada:
a) Assistimos um belo espetáculo de dança a semana passada.
b) Não assisti à missa.
c) Os médicos assistiram os doentes durante a epidemia.
d) O técnico assistiu os jogadores.

13- (FGV-SP) Leia com atenção: “Apesar da insistência dos repórteres, o candidato não respondeu as perguntas.” Nessa frase, uma falha de acentuação indica erro de:
a) Regência nominal
b) concordância nominal
c) concordância verbal
d) regência verbal

14- (FMPA-MG) Ao transcrever-se a frase com outro verbo, houve um erro de regência em:
a) Sempre desejou os bens materiais.
    Sempre aspirou aos bens materiais.
b) Vimos o jogo pela tevê.
     Assistimos ao jogo pela tevê.
c) Crianças gostam mais de doces do que de salgados.
    Crianças preferem mais doces de que salgados.
d) Avisei-os de nossa decisão.
    Comuniquei-lhes nossa decisão.

Interpretação de Textos

Texto I

1- Toda a propaganda tem um determinado objetivo. Qual é o objetivo básico dessa propaganda?
Conscientizar a população dos perigos da aids.
2- Qual a finalidade dessa propaganda?
Educativa.
3- O Slogan da propaganda está baseado num provérbio: “Quem vê cara não vê coração”. Explique esse provérbio? A aparência das pessoas nem sempre nos permite identificar seus verdadeiros sentimentos.
4- Agora, associe esse provérbio ao slogan: “Quem vê cara não vê aids”.
O indivíduo que escolhe o parceiro sexual apenas pela aparência não identifica a possibilidade de contrair aids.
5- O que o slogan apresenta ao leitor?
Uma orientação.
6- Apresente as características mais importantes da figura da ilustração.
Mulher jovem, bonita, sensual e atraente.
7- No texto predominam que forma de períodos: curtos ou longos?
Períodos curtos.
8- O texto pode ser dividido em quatro partes:
1ª. Caracterização - “A noite de uma grande cidade (...) mata sem piedade.”
2ª. Transmissão - “Ela é transmitida (...) Quem vê cara não vê aids.”
3ª. Prevenção - “Use sempre camisa-de-vênus (...) e agulhas de outras pessoas.”
4ª. Apelo - “Lembre-se de que aids (...) a última viagem de sua vida.”

Texto II

1- A charge em geral retrata uma crítica social ou política e possui caráter moralista. Nessa charge, o que está sendo criticado? Como você vê a função do chargista?
O chargista critica a insensibilidade dos políticos diante dos problemas sociais. Os políticos geralmente estão afastados do povo e indiferentes à sua situação. A charge procura retratar, sob o ponto de vista cômico, situações do dia-a-dia.
2- Explique por que o tecnocrata do governo entrou em crise.
Como a maioria dos políticos, ele sabia das condições precárias da população, mas ficou assustado diante de uma prova viva de seu descaso.
3- A reação de horror e susto que ele sentiu vem nos provar o quê?
A reação do tecnocrata ironiza o fato de o povo representar uma entidade fantasmagórica para o governo. Os políticos sabem que o povo existe, mas não entram em contato com ele.
4- Por que o político usou a expressão “a fome em carne e osso”, ao se referir ao visitante que o esperava?
A fome, que até então ele conhecia através de relatórios, ali se materializou através do visitante.
5- Como você analisa o diálogo final entre o político e sua esposa?
É uma comprovação da distância que existe entre governantes e governados e uma ironia às atitudes do governo.

Texto III

Explique por que a situação tornou-se engraçada.
Ficou claro, pela ilustração, que o Hagar se enganou ao pensar que a helga o estava elogiando para a sua amiga. Os elogios eram para o gato.

Texto IV

1- Qual a idéia principal ou a mensagem do texto?
Ser pai é uma das tarefas mais difíceis, porque não tem limite de tempo.
2- Por que Zoe, o pai, reclama tanto de sua função?
Ele queixa-se de que filho requer cuidado constante, não há intervalo de descanso para os pais, como nas outras funções.
3- Zezé, a mãe, tem a mesma opinião do marido? Por quê?
A princípio ela julga que é errada a atitude do marido; em seguida, ela conclui que ser pai não é o trabalho mais duro, mas tem outras implicações.
4- A que conclusões ela chegou quanto às reclamações do marido?
Para ela, ser pai é o trabalho que talvez tenha menor salário, mas é o mais importante e exige maior dedicação de tempo.