Gabarito Exercícios – Módulo III
Gabarito do módulo III 2015
Exercícios – página 17
1-
Nas frases abaixo assinale a alternativa em que a palavra destacada está no
sentido denotativo.
a)
Passamos por horas amargas naquela
viagem. Conotativo
b)
Antes de comer abacaxis, é
necessário descascá-los. Denotativo
c) Juntai o tesouro que a traça não corrói. Conotativo
d)
Tire os espinhos de sua vida,
pensando somente nas coisas belas. Conotativo
2-
A função apelativa da linguagem está presente em:
a)
A luz se propaga à velocidade de 300.000 quilômetros
por segundo. Referencial
b)
Alô! Como vai? Você está me ouvindo?
Fática
c)
Que frio! Que vento! Que calor! Que caro! Emotiva
ou expressiva.
d)
Não me deixem só!
3-
No verso: “Uma palavra branca e fria”, encontramos a figura denominada:
a)
sinestesia
b)
eufemismo
c)
onomatopeia
d)
catacrese
4-
Em “Muitos adormeceram para sempre”, há:
a)
perífrase
b)
metonímia
c)
eufemismo
d)
metáfora
5-
Em: “Ele lê Machado
de Assis”, há:
a)
catacrese
b)
perífrase
c)
metonímia
d)
metáfora
6)
“Sois anjo, que me tenta, e não me guarda.” Temos aqui a seguinte figura de
linguagem, típica do barroco:
a)
antítese
b)
pleonasmo
c)
elipse
d)
hipérbole
7-
Nos dois versos seguintes
“O
vento voa
A
noite toda se atordoa”
Aparece
a mesma figura de linguagem:
a)
metáfora
b)
hipérbole
c)
personificação
d)
antítese
8-
Quando você afirma que “enterrou no
dedo um alfinete”, que “embarcou no
trem” e que “serrou os pés da mesa”,
recorre a uma figura de linguagem denominada:
a)
metonímia
b)
paródia
c)
alegoria
d)
catacrese
Exercícios Suplementares página 19
1- Assinale a alternativa que
completa corretamente as lacunas da frase:
........ desse jeito, as salas e
os quartos do Educandário ....... muito mal ........ a comitiva do governador.
a) Desarrumados – deixarão -
impressionada
b) Desarrumados – deixarão –
impressionados
c) Desarrumadas – deixará –
impressionados
d) Desarrumado – deixarão –
impressionada
2- Marque a alternativa que
completa corretamente a frase.
Remeto, ...... a esta carta,
retrato do neto que ...... muito vocês não ......
a) anexa – há - veem
b) anexo - há – veem
c) anexa – a – vêm
d) anexa – a – veem
3- Está adequadamente flexionada
a forma destacada na frase:
a) Ele não deixou satisfeito nem a critica, nem o
público.
b) Todos achamos difíceis, nas provas de Física e
Matemática, a resolução das questões finais.
c) O sofá e a banqueta ganharam
outro aspecto depois de consertado.
d) Ele considerou inúteis, na atual circunstância, as
medidas sugeridas.
4- Todas as alternativas estão
corretas quanto a concordância nominal, exceto em:
a) Homens e mulheres
sindicalizados reivindicavam segurança no trabalho.
b) É proibido entrada de pessoas
não identificadas naquele recinto.
c) O garimpeiro comemorou a
descoberta de quinhentas gramas de ouro.
d) Durante o debate, a plenária
permaneceu meio silenciosa.
5- Identifique a alternativa que
completa corretamente a frase.
Ele confirmou que nos ouvirá com
prazer, mesmo que ...... problemas que ...... considerados ...... .
a) surja – sejam - incontornáveis
b) surjam – sejam – incontornáveis
c) suja – seja – incontornável
d) surja – sejam – incontornável
6- (Univ. de Passo Fundo-RS)
Considere esta frase:
Roberto
talvez não seja o assessor que tu procuras,
mas podes ter certeza de que ele não
te decepcionará.
Substituindo o tu por Vossa Senhoria, as palavras destacadas deverão ser substituídas,
respectivamente, por:
a) procura – pode - o
b) procurais – podeis – vos
c) procura - podeis – vos
d) procura – podeis – lhe
7- Assinale a alternativa correta
quanto à concordância verbal.
a) Às vezes, é atribuído aos
jovens inexperientes as mazelas dos adultos.
b) Nem sempre se nota estas
tendências entre os jovens.
c) Muito fez a cura do paciente o
médico e os enfermeiros.
d) Faltam às pessoas
exibicionistas um pouco de decoro.
8- Indique a concordância verbal
incorreta.
a) Ainda resta, na sala de exame,
uns vinte alunos.
b) Exigiam-se referências para o
cargo.
c) Precisa-se de informações
corretas.
d) O pai ou o filho assumirá a
presidência da empresa.
8- O elemento destacado está
empregado corretamente na frase:
a) É um jovem despido de quaisquer preconceitos.
b) A preservação ao meio ambiente é uma causa universal.
c) A intervenção com os bancos protegeu os correntistas.
d) Ele sempre foi propenso de lutar até o fim.
9- As palavras atenção, isento e longe regem, respectivamente, as preposições:
a) de – a – de
b) a – de – de
c) em –a – de
d) de – a – em
10- “Mostrou-se submisso as
decisões do chefe.” Nessa frase, uma falha
de acentuação gráfica denuncia um erro de:
a) concordância nominal
b) regência nominal
c) concordância verbal
d) regência verbal
11- Leia atentamente: “Refiro-me a
esta carta e não aquela que recebi ontem.” Nessa frase, a falta de um acento
gráfico indica um erro de:
a) concordância nominal
b) regência nominal
c) concordância verbal
d) regência verbal
12- Assinale a frase onde a
regência do verbo assistir está errada:
a) Assistimos um belo espetáculo
de dança a semana passada.
b) Não assisti à missa.
c) Os médicos assistiram os
doentes durante a epidemia.
d) O técnico assistiu os
jogadores.
13- (FGV-SP) Leia com atenção:
“Apesar da insistência dos repórteres, o candidato não respondeu as perguntas.”
Nessa frase, uma falha de acentuação indica erro de:
a) Regência nominal
b) concordância nominal
c) concordância verbal
d) regência verbal
14- (FMPA-MG) Ao transcrever-se a
frase com outro verbo, houve um erro de regência em:
a) Sempre desejou os bens
materiais.
Sempre aspirou aos bens materiais.
b) Vimos o jogo pela tevê.
Assistimos ao jogo pela tevê.
c) Crianças gostam mais de doces
do que de salgados.
Crianças preferem mais doces de que
salgados.
d) Avisei-os de nossa decisão.
Comuniquei-lhes nossa decisão.
Interpretação de Textos
Texto I
1- Toda a propaganda tem um
determinado objetivo. Qual é o objetivo básico dessa propaganda?
Conscientizar a população dos
perigos da aids.
2- Qual a finalidade dessa
propaganda?
Educativa.
3- O Slogan da propaganda está
baseado num provérbio: “Quem vê cara não vê coração”. Explique esse provérbio? A aparência das pessoas nem sempre nos
permite identificar seus verdadeiros sentimentos.
4- Agora, associe esse provérbio
ao slogan: “Quem vê cara não vê aids”.
O indivíduo que escolhe o parceiro sexual apenas pela aparência não
identifica a possibilidade de contrair aids.
5- O que o slogan apresenta ao
leitor?
Uma orientação.
6- Apresente as características
mais importantes da figura da ilustração.
Mulher jovem, bonita, sensual e atraente.
7- No texto predominam que forma
de períodos: curtos ou longos?
Períodos curtos.
8- O texto pode ser dividido em
quatro partes:
1ª. Caracterização - “A noite de uma grande cidade (...) mata sem
piedade.”
2ª. Transmissão - “Ela é transmitida (...) Quem vê cara não
vê aids.”
3ª. Prevenção - “Use sempre camisa-de-vênus (...) e agulhas
de outras pessoas.”
4ª. Apelo - “Lembre-se de que aids (...) a última viagem de sua vida.”
Texto II
1- A charge em geral retrata uma
crítica social ou política e possui caráter moralista. Nessa charge, o que está
sendo criticado? Como você vê a função do chargista?
O chargista critica a insensibilidade dos políticos diante dos problemas
sociais. Os políticos geralmente estão afastados do povo e indiferentes à sua
situação. A charge procura retratar, sob o ponto de vista cômico, situações do
dia-a-dia.
2- Explique por que o tecnocrata
do governo entrou em crise.
Como a maioria dos políticos, ele sabia das condições precárias da
população, mas ficou assustado diante de uma prova viva de seu descaso.
3- A reação de horror e susto que
ele sentiu vem nos provar o quê?
A reação do tecnocrata ironiza o fato de o povo representar uma entidade
fantasmagórica para o governo. Os políticos sabem que o povo existe, mas não
entram em contato com ele.
4- Por que o político usou a
expressão “a fome em carne e osso”, ao se referir ao visitante que o esperava?
A fome, que até então ele conhecia através de relatórios, ali se
materializou através do visitante.
5- Como você analisa o diálogo
final entre o político e sua esposa?
É uma comprovação da distância que existe entre governantes e
governados e uma ironia às atitudes do governo.
Texto III
Explique por que a situação
tornou-se engraçada.
Ficou claro, pela ilustração, que o Hagar se enganou ao pensar que a
helga o estava elogiando para a sua amiga. Os elogios eram para o gato.
Texto IV
1- Qual a idéia principal ou a
mensagem do texto?
Ser pai é uma das tarefas mais difíceis, porque não tem limite de
tempo.
2- Por que Zoe, o pai, reclama
tanto de sua função?
Ele queixa-se de que filho requer cuidado constante, não há intervalo
de descanso para os pais, como nas outras funções.
3- Zezé, a mãe, tem a mesma
opinião do marido? Por quê?
A princípio ela julga que é errada a atitude do marido; em seguida, ela
conclui que ser pai não é o trabalho mais duro, mas tem outras implicações.
4- A que conclusões ela chegou
quanto às reclamações do marido?
Para ela, ser pai é o trabalho que talvez tenha menor salário, mas é o
mais importante e exige maior dedicação de tempo.